Fotos stock e direitos de autor

Fotos stock e direitos de autorTu és um designer gráfico? Você trabalha em креативном agência? Ou você tem o seu site? Se sim, então, provavelmente, quase todos os dias você estiver usando fotos stock convencido de que, a compra de uma imagem a partir de um banco de fotos que você comprou a sua propriedade.

Estou errado? Espero que sim. Infelizmente, verifica-se que a maioria dos bancos que usam fotos convencido de que, através da compra de uma fotografia adquire o direito de seu uso arbitrário (e o direito de transferi-lo, então o cliente como um elemento de ordem).

Poucos utilizam os bancos de fotos, eu estou ciente do fato de que, a compra de uma fotografia stock adquire só o direito à sua (específico) de uso, e, portanto, e a licença. O que você deve saber sobre o uso de fotos stock, para se proteger de suspeita de violação de direitos alheios de propriedade intelectual?

Fotos stock e direitos de autor – por exemplo, Fotolii

Para melhor explicar o que eu quero dizer com licença para o uso de fotos stock citar como exemplo um banco de imagens Fotolia. Fotolia.pl é um dos mais populares e maiores bancos de imagens na Polônia. A cada dia um monte de designers, profissionais de marketing e blogueiros utiliza milhares de orçamento de fotos, de imagens, de imagens e clipes de vídeo HD, coletados em recursos Fotolii.

Fotos stock e direitos de autor – por exemplo, Fotolii

O mecanismo de seleção e a compra de fotografias a partir de uma Фотолии é simples: em um motor de busca você entra em um tópico abaixo para fotos e, em seguida, escolher uma das dezenas de propostas motor de busca de resultados. Clicar em mais promissores foto, e depois escolhe a necessária Te o tamanho do arquivo (mais frequentemente M ou XL) e adicionar no carrinho de compras. Em seguida, a fotografia entra em seu disco, e você está desfrutando de sua livre utilização. Você tem certeza de que está livre? Mas não é assim.

Fotos stock e direitos de autor – “Licença Padrão”

A compra de uma foto de banco de imagens Fotolia você compra apenas o direito ao seu uso específico, e, portanto, e a licença. Na maioria dos casos, você compra uma imagem De chamada padrão a licença, através do qual você tem o direito de usar a foto “para as suas necessidades ou as necessidades dos seus clientes”. O único compra de fotos de licença padrão permite a utilização de um arquivo para um único cliente.

Fotos stock e direitos de autor – "Licença Padrão"

O que isso significa na prática? Então, que para a execução do projeto para cada cliente, você deve comprar uma licença (por conseguinte, a opção “atalhos”, ou seja, copiar e colar a foto no seguinte gráfico projeto para o próximo cliente). Portanto, se o Seu objetivo-o uso adquirido fotos stockowego para a criação do projeto gráfico para o cliente, que viria mais tarde a ter o direito de dispor sobre ele (por exemplo, vender) é uma Licença, não será suficiente.

Você ( … ), pode desfrutar de todos os direitos no âmbito do presente acordo, para si, além de, em nome de um (1) dos seus clientes. (…) O usuário, Que pode sublicenciar seus direitos e deveres, 1 (um) de seus clientes (…); Se o Usuário Que deseja usar o trabalho em nome de mais de um (1) cliente, o Usuário, Que irá baixar e pagar por uma licença adicional (s) para o mesmo Trabalho. (Licença Padrão)

Licença padrão dá o direito de usar as fotografias de stock para fins de publicidade (por exemplo, para a criação do design ou publicidade de produto). Assim, você pode criar uma caneca para promover o seu negócio com o uso de fotos, adquiridos ao abrigo da licença. E se você quer o copo e depois maciçamente vender, você terá que adquirir mais direitos.

Vale a pena acrescentar que o comprador da Licença Padrão tem o direito de distribuir fotos somente quando essas fotos são apenas uma parte de bens, produtos, mercadorias ou outros trabalhos do autor, mas não são o principal valor vendido ou aderido todos do assunto. Um exemplo? O uso de inalteradas fotos nos copos, camisetas ou cartazes para revenda. É o uso de arquivos de imagens, adquiridas ao abrigo da licença, não é permitido, pois a base de custo do produto é, de um determinado стокового imagem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here